sexta-feira, 8 de junho de 2018

Coluna da Jerusia Arruda - Visita ao Brasil

Coluna da Jerusia Arruda - Visita ao Brasil


VISITA ao brasil

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, vai visitar o Brasil nos dias 26 e 27 de junho. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, depois de se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, em Washington. Na viagem, o vice-presidente da maior potência mundial vai passar por Brasília e fará reuniões sobre o relacionamento entre os dois países. Mike Pence também vai visitar Manaus, para saber o que o Brasil vem fazendo na acolhida de refugiados da Venezuela.


CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou um Código de Conduta Ética, com um conjunto de normas disciplina as ações da entidade e dos agentes públicos e privados, condenando o uso da violência em diversos aspectos. O documento é lançado após os escândalos envolvendo o ex-técnico da seleção brasileira de ginástica olímpica, Fernando de Carvalho Lopes, acusado de abuso sexual contra atletas. 


MAIS UM

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mandou soltar mais um doleiro, preso no mês passado pela Polícia Federal, na Operação ‘Câmbio, Desligo’, que investiga esquema de corrupção, no Rio de Janeiro. Por determinação do ministro, o doleiro Antônio Claudio Albernaz Cordeiro poderá cumprir medidas cautelares diversas da prisão, como proibição de deixar o país e de manter contato com outros investigados. Com o habeas corpus concedido ao doleiro, Mendes concedeu liberdade, nos últimos 30 dias, a 20 presos por ordem do juiz Marcelo Bretas em investigações relacionadas aos desdobramentos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.


AUMENTO DA VIOLÊNCIA

De acordo com resultados do Atlas 2018, divulgados nesta terça-feira (05), a taxa de violência aumentou em mais de 100% no intervalo de 2006 a 2016, nos estados do Rio Grande do Norte, Tocantins, Sergipe e Alagoas. Os dados, extraídos da base oficial do Ministério da Saúde, mostram que nesses quatro estados o aumento foi maior que 100% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. No Rio Grande do Norte o aumento chegou a 256,9%.


NOVO COMANDO


A partir da próxima terça-feira (12), a Segunda Turma da Corte o Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelo julgamento das ações da Operação Lava Jato, terá novo presidente. O ministro do Ricardo Lewandowski foi eleito nesta terça-feira (05) e será o responsável por fazer a pauta de processos a serem julgados e decidir quando serão analisados. Lewandowski vai ocupar a vaga de Edson Fachin, que deixará o comando do colegiado após um ano na função. A eleição foi simbólica porque, de acordo com as normas internas da Corte,  Lewandowski teria que assumir a presidência por ser o membro mais antigo que ainda não ocupou o cargo recentemente.




[caption id="attachment_247488" align="aligncenter" width="336"]Jerusia Arruda Jerusia Arruda[/caption] % #jornalmontesclaros%

Nenhum comentário:

Postar um comentário